Serge Gainsbourg (Lucien Ginzburg) (2 de abril de 1928, Paris — 2 de março de 1991, Paris) foi um músico, cantor e compositor francês.
Para quem não conhece muito bem as músicas deste francês, que sempre tinha um cigarro e um copo de bebida nas mãos.
Em 1968, Serge Gainsbourg teve um caso com Brigitte Bardot, que resultou na parceria em várias músicas escritas por ele. A tão famosa "Je t'aime", que também faz parte desta coletânea, foi composta para Brigitte. Porém, com medo do escândalo que a música poderia causar, ela acabou não aceitando o dueto, deixando a gravação para a atriz inglesa Jane Birkin, que já havia causado escândalo com cenas de nudez no filme Blow Up.
Este sim fez juz ao adjetivo “dionisíaco”: bebeu muito, cantou mais ainda e amou demais! Gainsbourg, para quem não sabe, compôs "Je T'Aime...Moi Non Plus", trilha sonora favorita de filmes pornôs e motéis de beira de estrada. A música foi condenada como imoral e banida de vários países, inclusive o Brasil. (disponível no vol 5)
Apesar de feio, Gainsbourg foi amante de algumas das mulheres mais lindas da época, como Brigitte Bardot (a famosa BB) e Jane Birkin. BB foi sua parceira mais famosa e para ela Gainsbourg compôs várias músicas. Sua paixão por BB era tamanha que ele tinha pôsteres imensos dela em sua casa.
Escreveu para ela músicas como: “Bonnie and Clyde”, “Comic Strip”, “Harley David Son of a Bitch”, “Initials BB” e a famosa "Je T'Aime...Moi Non Plus". No entanto, Bardot acabou deixando Gainsbourg, já que era casada. Para curar uma paixão mal resolvida só mesmo outra. Gainsbourg se apaixonou novamente por outra atriz, Jane Birkin, que foi sua parceira mais constante. Com ela teve uma filha, Charlotte Gainsbourg, atriz famosa do cinema francês. Charlotte cantou com seu pai a música “Lemon Incest” quando tinha apenas 14 anos, o que dá um tom bastante apimentado ao suposto “incesto” entre pai e filha.
Assim como Françoise Hardy, o jeito mais fácil de conhecê-lo é através de “Best of ...”. Infelizmente, Gainsbourg morreu em 2 de Março de 1991. Compôs músicas nos mais diversos estilos: rock, ragtime, cabaret, reggae, beatnik, etc. e também dirigiu filmes. Enfim, viveu intensamente tudo o que fez.
Recentemente, Mick Harvey (do Bad Seeds, banda de apoio de Nick Cave) gravou 2 discos com covers e versões das músicas de Gainsbourg: “Pink Elephants” e “Intoxicated Man”. Vale a pena conferir depois de ouvir o original.
http://lix.in/bdaffd - (01)
http://lix.in/b0380a - (02)
http://lix.in/847545 - (03)
http://lix.in/163a9c - (04)
http://lix.in/5ff32f - (05)
http://lix.in/2fc739 - (06)
http://lix.in/65badd - (07)
http://lix.in/7d733b - (08)
http://lix.in/f0a1d0 - (09)
http://lix.in/365b389 - (10)
http://lix.in/2d5871 - (11)
http://lix.in/d4b2a6 - (12)
http://lix.in/e06476 - (13)
http://lix.in/88c8fb - (14)
PASSOWORD(SENHA): http://sharez.cn
0 comente aqui:
Postar um comentário